Super Herói só na Marvel!


Super Herói só na Marvel!
Marcio Aurelio Soares *
Isaac Santos **

Não acredito em messias, salvadores da pátria, ou super-heróis. Mas tem gente que sim, e clama por eles.
O fato é que vivenciamos um período de forte acirramento político, com o debate polarizado entre direita x esquerda; e, surpreendentemente, fora de época e ultrapassado, do socialismo – comunismo x capitalismo.  Dizem eles, que o socialismo não deu certo. Mas se você perguntar onde, vão dizer, como o Bolsonaro disse ontem na ONU, que no Brasil de Lula.
Na mesma ocasião, afirmou que os médicos cubanos no Brasil, agiam como guerrilheiros infiltrados pelo comunismo cubano.
         Acabou a guerra fria e eles não perceberam!
Foram tantas as mentiras e insanidades, que, de princípio achei que só poderia ter saído da boca de um louco.
Ledo engano. Seu discurso tinha, e tem, origem e destino. Origem em Stive Bennon. Ex-assessor de Donald Trump, Presidente dos EUA, que acredita, e trabalha forte para isso, no populismo de direita. Fundador do “The Moviment” – O Movimento – alinhado com os brasileiros Olavo de Carvalho, astrólogo e, autodenominado, filósofo, residente na Virgínia - EUA e Eduardo Bolsonaro, o 01, indicado por seu pai a Embaixada estados unidense. Na Europa, Bennon, está ao lado de Marine Le Pen, na França, e Matteo Salvini, na Itália, líderes da extrema direita em seus países. Também fundador do " site Breitbart, Bannon também foi conselheiro da Cambridge Analytica, consultoria acusada de fornecer dados de milhões de usuários do Facebook para influenciar as eleições presidenciais americanas de 2016. O que vamos encontrar no site que espelha suas ideias? Xenofobismo, homofobia, racismo, machismo, etc. No momento, Bannon elege a China, considerada por ele a “maior ameaça econômica e de segurança nacional que os EUA já enfrentaram”.
E, não fica por aí, este ano, Bennon anunciou a criação da “Escola de Gladiadores”, "um centro de formação religiosa filosófica, voltada ao conservadorismo populista”, cuja sede fica em um mosteiro do século 13 no topo de uma montanha na Itália, chamada de a “Academia Ocidental Judaico-Cristã” que quer atrair financiamento de doadores privados para formar jovens “gladiadores”. O que não me surpreende é que chamou o Olavo de Carvalho, cuja escolaridade, como ele mesmo declara, não passa de cinco anos, para compor seu corpo docente. Imaginem o que será isso?
Ele é louco? Não. Ele tem ideais de extrema direita, supremacista, radical, neoliberal, que, como pudemos perceber na cerimônia de abertura da ONU, tem simpatizantes.
O destino? Um público, essencialmente, de classe média conservadora nos costumes e sem conhecimento sobre suas bases econômicas neoliberais. Por criminalizarem a política e o Estado, optam pela entrega das estatais brasileiras ao estrangeiro, pois em sua visão, “é preferível isso a mantê-las nas mãos de políticos corruptos, como os PTistas presos pelo Juiz Sergio Moro”.
         Portanto, o discurso presidencial de ontem, não foi coisa de maluco ou de um desconectado. Bolsonaro, falou para seu público, que dia-a-dia se consolida como uma força política. E, tenham certeza, não foi escrito por ele, que não teria a capacidade de ser tão torpe como foi, de tão desprezível que é.

*Médico Sanitarista e do Trabalho, Presidente do Movimento Cultural Darcy Ribeiro – MCDR-PDT, em Santos.
* Estudante de Pedagogia, Presidente da JS-PDT Santos.


Nenhum comentário: