Caos urbano e criminalidade, o futuro do 5º IDH do país??!!

Em pouco tempo teremos moto boy quebrando retrovisores, gente apressada nas ruas, rodízio de carros, mais exclusão social, aumento da criminalidade...
Somente, uma sistema tão perverso e injusto, pode fazer propaganda de um modelo de desenvolvimento como esse: Orgulho de ter a cidade com prédios cada vez mais altos e apartamentos cada vez mais caros, enquanto que para pobres sobram os morros e a maré. A Prefeitura e os políticos locais assistem e se beneficiam com isso. A população assiste impassiva. Essa indolência seria resultado de nossa colonização ??? ou determinismo biológico dos trópicos? Acho que não. É cultura de dominação, mesmo. Quanto mais Tiriricas melhor.
Temos que discutir a qualidade da vida de pessoas, da cidade. E não vejo a sociedade civil empenhada neste debate.
Mil e quatrocentas familias no Acqua play, no Marapé. !!! Mas tantas no Morro da Nova Cintra !!! Como essa gente vai conviver num espaço tão pequeno, com acessos rodoviários tão precários, numa região sem tratamento de esgoto, sem transporte público decente e eficaz? Ninguém se importa com isso? O que importa para a classe média ascendente, que compra apartamento de padrão e financiado por 450 anos é o status de morar num condomínio-clube. Que chique, não?
Eu tenho estado muito preocupado com o nosso futuro. A Classe média financia seus apartamentos, vão morar como ricos...posar como tal...e ai? e os pobres? vão pra onde? pras palafitas? para os morros? e ao descerem? Pois é...daí vamos pedir mais policiamento ...
Esse modelo de ocupação é, no mínimo, desumano. Onde estão as religiões, com seus discursos humanitários? A Prefeitura e a sociedade tem que pedir uma contra partida para estas incorporadoras, do tipo...te dou a licença pra construir no Gonzaga mas voce faça, a preço de custo, tantos apartamentos na periferia e financiamos em 50 anos, em nome da dona de casa, certo? mas não ...ao contrário.
Por outro lado, fico pensando quem está comprando tanto apartamento assim; afinal, quantos empregos a Petrobrás criou até agora? E quando criar? Qual será o salário médio de um funcionário da Petrobrás? 7 mil, 10 mil? Isso não é dinheiro suficiente pra se comprar apartamento de 500 mil, 1 milhão. Eu ganho mais que isso, sou médico, servidor público federal, e não tenho esse dinheiro! Na verdade, esses empreendimentos são sustentados por investidores, que, no meu entender, vão dar com os burros n'água! Me desculpe. Não temos poder aquisitivo, para sustentar tantos empreendimentos.
Esse é o verdadeiro fenômeno: A indústria está compelindo a sociedade a acreditar neste boom imobiliário e vai morrer abraçada com esta expectativa.
Então faço uma sugestão, por que não criar condomínios fechados com chácaras, bastante verde e espaço na zona continental da cidade; afinal estamos há 15 minutos de lá!!??
Quem sabe esta não seria uma alternativa mais saudável para todos?

Nenhum comentário: