Mitos e Verdades sobre a Dieta Vegetariana

Vegetarianos não consomem proteínas
Mito: O que vegetarianos não comem são proteínas de origem animal (carne de boi, porco, frango ou peixe). Existem também proteínas de origem vegetal, como soja, feijão, ervilha, cereais inteiros e outros grãos. Esses alimentos fornecem a quantidade necessária ao organismo, que é de 90 g por refeição ou 180 g por dia, considerando-se apenas as duas refeições principais. A quantidade por refeição pode ser obtida com a ingestão de dois bifes pequenos. Já numa dieta sem carne, é preciso rever a conta. Uma concha de feijão tem cerca de 18g de proteína


Vegetarianos têm deficiência de ferro no organismo
VERDADE: Apesar de não ser regra geral, esse é o principal desafio da dieta vegetariana. Isso porque a absorção pelo organismo do ferro de origem vegetal é menor do que o ferro de origem animal. “A ingestão recomendada nesses casos é de duas vezes mais do que numa dieta carnívora”, e ainda tem-se que atentar para a ingesta de Vitamina “C” na mesma refeição, pois esta facilita a absorção do ferro.

Todo vegetariano é anêmico
Mito: A deficiência de ferro no organismo não é exclusividade dos vegetarianos e aparece também em pessoas que têm dieta pobre em ferro, o tipo da doença mais comum, mas também com baixos índices de zinco e vitamina B12 (cujas proteínas de origem animal, incluindo leite e derivados são as principais fontes) e proteínas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 90% das anemias são causadas por carência de ferro.

Vegetarianos precisam e podem comer mais
Mito:
Mesmo eliminando do cardápio as carnes que em geral são ricas em gordura, os vegetarianos ainda precisam contar calorias. Como já foi dito, é preciso consumir mais alimentos ricos em ferro, muitas vezes em quantidades maiores do que o dobro do que um indivíduo carnívoro.

Não Como Carne, então tenho passe livre para comer doces após as refeições
Mito: É aí que novamente o consumo de calorias dispara e, pior, com alimentos de baixo valor nutritivo, ricos em gorduras. Vegetarianos e carnívoros devem equilibrar o consumo de açucares e gorduras.

Todo vegetariano é magro
Mito: Ser magro não está ligado ao consumo ou não de proteínas de origem animal. “Tem muito vegetariano obeso”, afirmou a professora da Unifesp. Isso acontece porque na maioria das vezes a decisão de mudar a dieta não vem acompanhada de orientação. “Muitas pessoas adotam filosofia de não agressão ao meio ambiente e aos animais, simplesmente param de comer carne e não sabem o que escolher, principalmente se comem fora de casa, já que os restaurantes em geral não oferecem muitas opções”, disse Clarissa.

Não como carnes e por isso estou livre de problemas como colesterol alto, hipertensão e triglicérides
Mito: Se a dieta é incluir grandes quantidades de massas, com altos índices de gordura (principalmente se a pessoa consumir derivados de leite e queijo processados) ou frituras, a pessoa não está livre dos problemas de colesterol, ao contrário. adolescentes não podem seguir dieta vegetariana

Nenhum comentário: