HALLOWEEN, fique por dentro



O Halloween se refere a comemoração do dia de Todos os Santos (01/11) e, simultaneamente, ao Dia de Finados ( 02/11).
Mais difundido nos páis de oriem Anglo-Saxônica, os países de lingua hispânica não celebram esta festa e sim a dos mortos.
... A tradição se iniciou na Irlanda e a origem do nome esta no fato do dia ser véspera do Dia de Todos os Santos ( “all hallow's eve” - “véspera de todos os santos” ). Lá, os adultos comemoram fazendo fogueiras e as crianças andam nas ruas exclamando os famoso “trinks or teats” = “doce ou travessuras”.
Os Celtas, antigo povo que habitava as ilhas britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Desta forma, o halloween nasce como uma preocupação simbólica, onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teriam o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam as colheitas. Na idade média, em função da Inquisição, cujo Santo Ofício mandava para a fogueira todos aqueles que não professavam a religião cristã, chamando-os de bruxos, fez aproximar a crença pagã aos ritos da igreja católica.
Em 2009, o Vaticano condenou o halloween como uma festa perigosa, carregada por elementos anti cristãos.
No Brasil é conhecido com o dias das bruxas. E, apesar da imprensa destacar essa festividade norte-americana, os brasileiros não costumam se apegar à festa. É, na maioria, das vezes, comemorada pela elite, que vive apenas o que é estrangeiro, e por poucas pessoas das clases média e baixa. Além disso, o modo como o halloween é celebrado hoje, pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha no princípio.

Nenhum comentário: