Lucy Montoro na Baixada. Sonho ou realidade?

Anunciada desde julho de 2009 para ser entregue inicialmente no final do mesmo ano, a unidade de Santos da Rede de Reabilitação Lucy Montoro (orgão do Governo do Estado ligado as Secretarias de Saúde e dos Direitos da Pessoa com Deficiência que visa propiciar melhora na qualidade de vida, ampliar a participação na sociedade e capacitar as pessoas com deficiência para os exercícios de seus direitos) está longe de sair do papel. 

Após quatro anos de seu anúncio inicial, a unidade ainda não está funcionando e retrata a forma com que o governo do Estado trata a Saúde e os moradores da Baixada Santista.

Esse equipamento era para ser construído na área do Hospital Guilherme Álvaro, com capacidade para atender 400 pessoas por dia. O investimento era de R$ 8 milhões para as obras e mais R$ 2,5 milhões em equipamentos. Terminou 2009 e a unidade não foi inaugurada e foi replanejada para a área do Ambulatório Médico de Especialidades na Aparecida em 2010. E até agora nada. O que temos é uma edificação inacabada.

Prédio onde funcionará o
Lucy Montoro em Santos.
Foto- Vanessa Lemes
Fui alertado para essa questão no Facebook, ao ver um post da cantora e jornalista Vanessa Lemes (http://www.facebook.com/VanessaLemesJornalista), mãe de um portador de necessidades especiais, inconformada com essa situação. Vanessa coloca bem ao constatar com fotos que a edificação semi-acabada deverá já necessitar de restauros e no mínimo uma nova pintura para a inauguração ainda não marcada e maquiar esse absurdo com o dinheiro público.

A Rede Lucy Montoro é referência nesse tipo de atendimento. Porém, São Paulo possui 645 municípios e somente sete possuem unidades desta rede. Uma vergonha! Não atinge a toda a população que necessita destes serviços. E já foi o Governo Serra, está acabando o Governo Alckmin e nada de Lucy Montoro funcionando na Baixada. A mãe Vanessa Lemes lançou um desafio aos governantes que gostaria de ver cumprido: “Deixem seus parentes com deficiência ou doenças graves à mercê de programas públicos de saúde. Só assim vocês saberão a dor da espera a qual vocês nos submetem”.

Senhores governantes, quem encara essa?


QUER CONHECER MAIS SOBRE O LUCY MONTORO? ACESSE http://redelucymontoro.org.br

Nenhum comentário: