HOMO SAPIENS?





Aprendemos nos bancos escolares, que os seres humanos constituem uma mesma espécie e gênero, o Homo sapiens. É, mas não sei ... as vezes fico em dúvida ao me deparar com algumas pessoas, digamos, um pouco diferentes. Hoje mesmo, eu tive umas experiências com indivíduos que teria dificuldade em classificá-los no gênero “sapiens”.

Poderíamos propor uma nova classificação para os humanos. Quem sabe, Homo ansiosus? Indivíduos da espécie humana que não pensa, age; quer a resposta, antes de entender a pergunta. Como aquela senhora que atendi outro dia, que queria saber o seu peso à balança, antes mesmo, do ponteiro, que, ainda louco, tremia sem definição de onde parar. Os “ansiosus” gastam mais, têm seu metabolismo mais acelerado que os “sapiens” e, por isso, também acabam se desgastando e sofrendo mais em função dessa dinâmica mais acelerada. Encontrei outro “ansiosus” no trânsito . Ele estava dirigindo uma Brasília. Não estou me referindo ao Governador do Distrito Federal, mas ao carro, belo carro! Esse, que me refiro, não lembro a cor, devia ter uns trinta anos de uso e estava parado num semáforo, atrás de um Audi. O “ansiosus” motorista ao perceber que o aviso luminoso para pedestre piscava, indicando a iminência da abertura do sinal na sua direção, adiantou a acelerar sua “máquina” e a buziná-la, como quem diz, em tom ameaçador: “Prepare-se para a largada, senão eu passo por cima”. O final da história, nem precisa comentar. O Homo “tranquilus”, do Audi, arrancou, atingindo 100 Km/h, antes de qualquer piscar de olhos.

Tem também o “Homo ansiosus falantes” e o “Homo ansiosus gagus”, encontrei-os, num mesmo dia, como até o “H. ansiosus negativus”, a mãe que processou o filho exigindo pensão e a mulher que processou o ex-marido depois de décadas de separação.

Isso é que posso chamar de diversidade biológica!

É o fim! Ou seria só o começo, de uma nova espécie?

Nenhum comentário: