A palestra que ministrei na Petrobras


Preocupe-se menos. Viva mais.

Este foi o tema de minha palestra para os gerentes e diretores da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC). A iniciativa fez parte das ações da Petrobras para comemorar o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril.

Na apresentação, levei dicas de como tomar cuidados para evitar o estresse e não sofrer com seus malefícios. Além de sanitarista, sou, também, especialista em Medicina do Trabalho. 

Os dias atuais obrigam os profissionais a "matar um leão por dia" e esta pressão ininterrupta pode desencadear diversos problemas aos trabalhadores, entre eles a Síndrome de Burnout, que traz consigo o esgotamento profissional.


Abordei as mudanças no ambiente empresarial, explicando como afetam o dia-a-dia dos trabalhadores e contribuem com a perda de qualidade de vida. Passamos de uma época pré-industrial, onde o trabalho era uma forma de subsistência, e estamos na era pós industrial, com os trabalhadores voltados mais às atividades intelectuais e menos braçais.

Neste sentido, apresentei a teoria do Ócio Criativo, formulada pelo sociólogo italiano Domenico de Masi. A teoria explica que temos mais tempo agora do que tinhamos antes, muito em função do aumento da expectativa de vida e da sofisticação dos processos profissionais. Com este período adicional, as pessoas estão mais participativas em assuntos de interesse geral, ocasionando evolução em diversos aspectos.



Ao final do evento, tive o prazer de autografar meu último livro, "Sala de Espera, Crônicas de um Médico".


Domenico De Masi


Nenhum comentário: