ANVISA libera tratamento precoce para Covid 19

 


A prescrição médica na berlinda

 

Uma falsa berlinda. Uma falsa polêmica. Resultado de banalização de uma polarização política que só interessa a seu protagonista.

De qualquer forma, o tratamento médico para a Covid-19 está no banco dos réus. E também na boca do povo.  O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF/SP) já oficiou três vezes o Conselho Federal de Medicina (CFM)  questionando se o órgão, diante de tantas novas evidências científicas, pretendia rever o PARECER Nº 4/2020, de 16 de abril de 2020 que considera a indicação do uso de Cloroquina/Hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19 em casos leves e até graves, desde que em decisão compartilhada com o paciente e sendo este, obrigatoriamente,  informado sobre a inexistência, até aquele momento, de trabalho científico que comprove o benefício do uso da droga para o seu tratamento.

 

Até o momento o CFM não respondeu, se limitou apenas a emitir uma nota, em janeiro deste ano,  afirmando que a “ciência ainda não concluiu de maneira definitiva se existe algum benefício ou não com o uso desses fármacos...e que o órgão, não apoia nem condena o tratamento precoce ou qualquer outro cuidado farmacológico”. Por outro lado, a Associação Médica Brasileira, recentemente, publicou em seu site um comunicado subscrito por mais de uma dezena de sociedades científicas, afirmando que “o uso de Cloroquina e outros remédios sem eficácia contra Covid-19 devem ser banidos (do receituário médico)”.

 

O fato é que até o momento, nada sabemos sobre tratamento específico para esta virose que abate todo o Planeta. Durante a "Peste Negra" - nome dado à Peste Bubônica-  que se estima que tenham morrido de 30 a 60% da população europeia, os médicos recorriam a diversos “tratamentos”, o mais recorrente deles era esfregar cebolas ou carne de cobra nos furúnculos que apareciam na pele. No início do século passado, foi a vez da gripe espanhola, e não faltaram terapias milagrosas; as mais famosas foram as que juntavam formol, canela e flores de jasmim amarelo; uma tentativa desesperada que não impediu que milhões de pessoas morressem em todo o mundo.

 

Os tempos são outros. São de sistematização da ciência e da criação de protocolos terapêuticos. Os vírus só começaram a poder ser vistos com a ajuda de um microscópio eletrônico em 1932 e antes disso, acreditava-se na teoria miasmática, em que as doenças eram transmitidas por eflúvios advindos de odores fétidos provenientes de matéria orgânica em decomposição. Essa teoria explica a arquitetura de muitas casas presentes em nosso cenário até hoje construídas com porão. Os tempos atuais também são os de Deontologia e Ética Médicas, partes da Medicina Legal que se ocupam de normas a que o médico está sujeito no exercício da profissão, e, nesse contexto a “autonomia médica (na prescrição de medicamentos)”.

 

O fato é que com cebola, flores ou miasmas, cloroquina ou ivermectina, respeitados cada um sua época, nós temos outro componente mais grave que é a polarização de opiniões. O debate não está em se devemos, ou temos que realizar o tratamento precoce mesmo sem evidências científicas definitivas. A questão é, se esse chamado “kit covid” previne, cura ou trata? A resposta é que só existem dois tipos de condutas preventivas, o isolamento social e a vacina. Que não existe cura para a Covid-19 por meio de medicamentos - A doença tem sua evolução natural que depende das condições clínicas de quem a contraiu (capacidade de resposta) e da carga viral inalada. E que o tratamento é indicado conforme surgem as complicações, podendo serem elas mais ou menos graves.

 

No mais, o resto é balela de quem quer dar reposta política rasteira e não tem interesse e capacidade para liderar uma nação em busca de resultados para esta praga sanitária e econômica, e quer se manter no poder à custa do caos.

Em tempo, a ANVISA – Agência de Vigilância sanitária acaba de emitir autorização temporária do uso emergencial do coquetel REGEN- COV2 no tratamento de pacientes com a covid 19. Liberado em caráter experimental, o tratamento reúne os medicamentos casirivimabe e imdevimabe  e é destinados a casos leves e moderados com resultado positivo em laboratório para o novo coronavírus e que possuem alto risco de progredir para formas graves da doença. Aprovado recentemente pela FDA – Food and Drog Administracion, o tratamento foi submetido a testes clínicos com 1505 pessoas com idade média de 44 anos, ficando comprovado, por enquanto a redução de riscos em 81%.

 

 

Marcio Aurelio Soares, em 19 de abril de 2021

Nenhum comentário: