Osteoporose atinge um em cada cinco brasileiros com mais de 55 anos

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, dez milhões de brasileiros sofrem com uma doença muito perigosa chamada osteoporose. Ela é caracterizada pela perda de massa óssea. A maioria das vítimas são mulheres. O principal grupo de risco da doença são as mulheres acima de 40 anos.



A doença ocorre porque quando a mulher chega à menopausa para de produzir o hormônio estrógeno, que regula a absorção de cálcio. E sem o cálcio os ossos ficam fracos.

De acordo com médicos, a osteoporose também pode ser agravada pelo hipertireoidismo, que é o excesso de funcionamento da glândula tireoide. Pessoas que fazem tratamento prolongado de doenças reumáticas, com o uso de corticoides, também estão mais sujeitas a desenvolver osteoporose.

Nestes casos, a absorção de cálcio nos ossos é mais difícil. A evolução da osteoporose é silenciosa. A maioria dos pacientes só descobre em caso de fraturas, quando a doença está fase avançada.

Para evitar os sintomas dessa doença, são necessários alguns cuidados.  A atividade física é fundamental para quem já tem osteoporose em fase avançada. O sol também é um grande aliado na prevenção doença, que deixa os ossos frágeis, favorecendo a incidência de fraturas. De acordo com especialistas, 20% da população precisa de tratamento.

Então se você tem mais de 55 anos, vale lembrar o bordão do histórico personagem Paulo Cintura, da Escolinha do Professor Raimundo, ainda veiculada no Canal Viva: “Saúde é o que interessa e o resto não tem pressa...”.

Nenhum comentário: