País da Coca-Cola

Estou inconformado com a decisão do Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (Conar) que reveu sua decisão em 1ª instância e liberou uma propaganda televisiva da Coca-Cola que associam a bebida e suas calorias com a prática de ações saudáveis e positivas. O Conar prevê que as propagandas publicitárias não podem haver mentiras. Ora, tomar Coca-Cola nada tem a ver com queima de calorias. Ao contrário. Consumir este refrigerante é nocivo justamente por seu alto valor calórico.

O referido comercial, que você pode ver abaixo é intitulado de “Energia Positiva” e foi uma adaptação feita pela agência de propaganda W/McCann (que atende a conta do refrigerante no Brasil) de um outro original intitulado “Be OK” (que você também pode assistir abaixo) feito pela Publicis (agência que atende a Coca-Cola na Inglaterra).

Associar o consumo de Coca-Cola com práticas que queimam calorias no mínimo induz as pessoas a acharem saudável tomar refrigerante antes de jogar boliche, passear com o cachorro, andar de bicicleta, gargalhar, abraçar entre outros. É mentira. Não o é!

O engraçado é ver a argumentação da Coca-Cola ao Conar que induz o órgão a afirmar que todos os brasileiros têm cultura e educação suficientes para entender os malefícios dos excessos alimentares. Diz o relator: “O que pode transformar o remédio em veneno justamente é a dose”. Será que todo comercial da Coca-Cola tem o ícone consulte seu médico regularmente? Ou então Coca-Cola pode matar como tem os cigarros? 

O engraçado é ver que na Inglaterra, o órgão correspondente ao Conar naquele país, intitulado Advertising Standards Authority (ASA), suspendeu a veiculação da propaganda na terra da Rainha. Onde a Educação e a Cultura atinge toda a população? No Brasil ou na Inglaterra?

Não temos uma Geração Coca-Cola. Somos o país da Coca-Cola.

CONFIRA O COMERCIAL "ENERGIA POSITIVA"





CONFIRA O COMERCIAL "BE OK"

Um comentário:

Anônimo disse...

17/10/2013 | CONAR
Conselho de Ética reuniu-se pela manhã. Veja resultados
O Conselho de Ética do Conar esteve reunido na manhã de hoje em sessão plenária, na sede da entidade, em São Paulo, tend debatido e votado 13 representações. Confira os resultados

Recurso extraordinário Nº 032/13, "Coca-Cola- Energia positiva". Resultado: arquivamento por maioria de votos