Jovens e o álcool: É hora de mudar as leis

Fico contente ao ler que a nossa Cidade de Santos está criando uma Força-Tarefa para coibir o consumo de álcool entre os jovens menores de idade do Município. Essa força-tarefa vai abranger a Prefeitura, os órgãos de segurança e os conselhos municipais.

Claro que aumentar a fiscalização em eventos particulares e em áreas públicas atrás desses jovens é importante, afinal é conhecido por todos os santistas os locais onde esses jovens se concentram. Principalmente nos postos de combustível que contam com cafés e lojinhas 24 horas.

Mas só isso não adianta. É preciso mudar as leis que regem o consumo de álcool por menores de idade. Afinal não há nenhuma sanção que iniba quem abastece esse público ilegal.

Quem vende bebida a um menor, comete uma contravenção penal leve, que pode resultar apenas em uma multa que pode ser convertida em prestação de serviços à comunidade. Raramente implica em prisão.

É preciso modificar essa legislação se quisermos ter uma geração menos viciada no futuro. É hora de cobrarmos nossos deputados e senadores para produzirem legislação pelo bem da Saúde da população e não para atender lobistas da Ambev e de outros produtores de cerveja.

Nenhum comentário: