#VEM PRA RUA POR MAIS SAÚDE!

Os médicos, a exemplo de outras categorias profissionais e movimentos sociais, também estão nas ruas, e, chamam o povo à marcha por um Sistema Único de Saúde (SUS) com mais qualidade e universal.

Este é um momento histórico. O gigante acordou, e luta não simplesmente contra um governo. O torcedor diante de sua paixão pelo futebol dá um exemplo de cidadania e brasilidade cantando o hino nacional, após se calar o possante sistema de som do estádio. O futebol, este esporte que sempre foi acusado de alienador, desta vez agregou a massa entorno de um ideal de justiça e fraternidade, até hoje perseguido pela humanidade.

Segundo o estudo “Demografia Médica no Brasil”, realizado em outubro de 2012 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), o Brasil possuía 388.015 médicos distribuídos em todo o território nacional, o que se aproxima dos 400 mil médicos e atinge a taxa de 2 médicos por 1000 habitantes.

De 1970 a 2010, a população brasileira cresceu 101,84%. Neste mesmo período, o número de médicos no país cresceu mais de 550%. Esse aumento expressivo do número de profissionais se deu em função da conjugação de fatores relacionados à evolução da demanda de serviços, como o envelhecimento da população, garantias de direitos sociais, incorporação de tecnologia médica, e ainda à expansão do sistema de saúde e surgimento de mais postos de trabalho médicos. Se levarmos em conta o número de médicos que, de uma forma ou de outra, deixam a profissão, e o número daqueles que se formam, temos a entrada de oito mil médicos por ano no País.

As diferenças regionais ainda são grandes. No sudeste a relação de médicos por habitante é de 2,67. Já no sul, a relação é 2,09 por habitante. No centro oeste esta relação cai para 2,05. No nordeste, a queda é drástica: 1,23. E, no norte, o número é assustador e chega a 1,01. Como a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza como parâmetro ideal de atenção à saúde da população a relação de um médico para cada mil habitantes, chegamos facilmente a algumas conclusões. A título de comparação, em Santos, a relação é de seis médicos por 1000 habitantes, ou seja, temos um doutor para cada 167 santistas.

Por que estamos indo para as ruas? Porque provamos, estatisticamente, que o problema do SUS não se dá por conta do número de médicos, apesar de existirem desigualdades regionais importantes, especialmente, se filtrarmos esta estatística por município.

O acesso à saúde depende de uma equipe multiprofissional (enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais) com conhecimentos científicos muito específicos, tecnologia e infra-estrutura física apropriada. Como o cozinheiro que não consegue confeccionar uma refeição sem alimentos, o médico, quando muito, conseguirá oferecer conforto aos que sofrem, mas terá extrema dificuldade para realizar um diagnóstico precoce se à sua prática não tiver acesso a um laboratório, por exemplo.


Assim, mais que considerar o quantitativo de profissionais, cabe aos gestores públicos do SUS avaliar todos esses vieses e levar essa discussão a sociedade com transparência e verdade. Por isso o convocamos às ruas, para lutarmos por um SUS que atenda às necessidade reais da população e não só daqueles que o dirige.

Nenhum comentário: