A realidade dura e crua da Saúde no sertão brasileiro

O programa TV Folha, da TV Cultura, do último domingo (9) mostra a realidade nua e crua da Saúde do Brasil. Se baseando na proposta da presidenta Dilma Rousseff (PT), de importar médicos estrangeiros para suprir a falta de 162 mil médicos no país, a reportagem foi ao município de Amapá (AP) mostrar a realidade da Saúde no sertão.

E adivinhem o que viram? 534 médicos no Amapá apenas. O interessante é a realidade mostrada pelo médico boliviano Juan Gorena, que se formou na Universidade Federal de Minas Gerais e está há seis anos no Amapá. Faltam material, remédios, equipe, folga, salário justo, laboratório, ultrasonografia, radiografia. Lá se pratica a saúde da falta. Os poucos médicos lá presentes são heróis que acabam virando curandeiros porque não possuem a menor condição de trabalho.

É assim que nosso país cuida da nossa Saúde. E a culpa não é dos médicos brasileiros, mas sim da falta de estrutura. Aqui se gastam bilhões em Copa do Mundo e somem com o dinheiro da saúde. Essa é a realidade. Temos profissionais capacitados, mas não temos é condições de trabalho. Saúde não se faz apenas com médicos, mas também com exames, acompanhamento adequado e qualidade de vida.  Não serão cubanos, espanhóis ou portugueses que chegaram aqui e conseguiram mudar isso com um passe de mágica.

Confira abaixo a matéria da TV Folha que cito no texto e cheguem as suas próprias conclusões:



Nenhum comentário: