Semana passada aconteceu em Chicago, nos Estados
Unidos, o encontro anual de investidores do McDonald’s, a maior rede de fast
food do mundo. O interessante deste encontro foi a intervenção da menina Hannah
Robertson, de apenas nove anos . Hannan foi a primeira a fazer uso do microfone
quando a sessão foi aberta a perguntas e sem timtubear questionou o CEO do
McDonald´s, Don Thompson: “Seria legal se você parasse de tentar enganar as
crianças para que elas queiram comer a sua comida o tempo todo. Sr. Thompson,
você nao quer que as crianças sejam saudáveis para que elas possam viver uma
vida longa e feliz?”.
Não preciso nem dizer que, como médico e
especialista em nutrição, sou contra os produtos vendidos pela multinacional
mais amada e polêmica deste milênio. Os problemas da “alimentação” vendida pelo
McDonald´s já foi muito retratada na imprensa e até pelo cinema, no polêmico e
importante documentário “Super Size Me”, do norte-americano Morgan Spurlock
rodado e veiculado em 2004. Porém, fica a pergunta: Se cientificamente já é
comprovado que a alimentação não sadia está trazendo prejuízos a Saúde da
humanidade, consumindo bilhões no tratamento de doenças pelo mundo, porque nós,
seres humanos, o único animal que pensa na Terra, permitimos a venda e
consumimos esse tipo de droga?
Ora, é claro, porque somos iludidos pela falsa
sensação de prazer gerada por esse tipo de “alimentação”. Mas, vamos voltar à pequena Hannah, que é
filha da blogueira norte-americana Kia Robertson, conhecida por incentivar
hábitos de alimentação saudável e que faz parte da Corporate Accountability
Internacional, uma organização sem fins lucrativos que é responsável por
campanhas que defendem a saúde pública, o meio ambiente e a democracia. É claro
que o CEO do McDonald´s respondeu a criança. Thompson defendeu os “esforços” de
sua empresa que está “oferecendo” opções saudáveis no cardápio, alegando que
está vendendo mais frutas e vegetais e que está “tentando” vender mais. E para
se defender, Thompson afirmou que seus próprios filhos consomem produtos da
marca que preside.
Ora, “oferecer” e “tentar” é diferente de vender.
Penso que a ONU, que se mobiliza contra injustiças em todo mundo, contra a
fome, o abuso infantil, entre outros, deveria liderar uma ação mundial a favor
da vida. Afinal, pelos quatro cantos da terra, crianças estão crescendo criando
hábitos alimentares errôneos que vão, no futuro, prejudicar sua qualidade de
vida e gerar problemas clínicos sérios em todo mundo.
Prova disso é vermos como a população
norte-americana está obesa. Segundo previsão de um estudo organizado por
pesquisadores das Universidades de Columbia e Oxford, até 2030 os Estados
Unidos terá 50% de sua população obesa. Hoje, já são 99 milhões de obesos por
lá. Tudo é fruto de uma geração alimentada pela TV e pelo Mc Donald´s. Nos
Estados Unidos, uma das sensações da criançada na TV é assistir o programa de
Ronald McDonald´s e Sua Turma, que ensina desde cedo a comer hambúrgueres. Quem
aprende desde cedo dificilmente consegue parar.
Em nosso país a realidade é a mesma. Segundo dados
do IBGE, a obesidade atinge hoje a 12,5% dos brasileiros e 16,9% das
brasileiras. Obesidade sim, é doença, e crônica! Já passou da hora de tomarmos
uma posição política crítica pela vida. Afinal, nada é mais gostoso do que a
vida deve ser!
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