Que susto!!

O susto é uma reação biológica a algo que acontece inesperadamente e que o corpo entende como uma situação ameaçadora.

O nosso organismo reage, imediatamente. São desencadeadas inúmeras reações mediadas por neurohormônios que nos prepararam para uma reação de sobrevivência. A adrenalina é secretada em grande quantidade. Isso provoca taquicardia, palidez cutânea e, entre outros, o aumento da liberação de glicose. Como esta é substrato energético para a atividade muscular, exige maior quantidade de insulina para “jogá-la” para dentro do músculo. Assim, entra em ação o pâncreas.
 

Quando ingerimos um alimento integral com fibras, a absorção dos nutrientes se dá de modo mais lento e forçando o estômago a trabalhar mais. Ao contrário, se ingerirmos um alimento “refinado ou beneficiado” sem fibras, a absorção dos nutrientes, especialmente, da glicose, se dá quase que automaticamente. Essa “explosão” de açúcar na corrente sanguínea faz com o pâncreas libere com mais intensidade altas quantidades de insulina para que esta glicose seja absorvida. Tal qual no susto. Uma resposta exagerada!!
 

Se quando tomamos um susto à natureza entende que estamos sendo ameaçados e nos protege, quando ingerimos açúcares refinados a reação é a mesma. Muita insulina para digerir a glicose. Mais insulina do que o necessário faz com que em pouco tempo toda a glicose tenha sido absorvida advindo à hipoglicemia. Baixa quantidade de açúcar no sangue estimula o “centro da fome” e gera mais apetite. Entenderam porque quem belisca, belisca muito e esta sempre com fome? E porque quem ingere alimentos integrais tendo digestibilidade mais lenta e progressiva preserva as sua saúde? Atitude que ajuda a emagrecer?

Nenhum comentário: