Finalmente ações efetivas na Saúde de Santos

Finalmente boas notícias para a Saúde em Santos. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) acaba de ter sua frota sucateada de ambulâncias renovada em uma ação ousada do prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Inaugurado em 2011, o SAMU dispunha apenas de 9 unidades disponíveis fora das condições ideais de trabalho. Atento ao problema, Barbosa, ainda em seus primeiros meses de governo, aumentou em duas vezes o número de ambulâncias disponíveis e em condições. Hoje temos 18 veículos preparados para o atendimento de emergência, o principal e mais importante atendimento em caso de acidentes. Afinal, se o paciente for atendido rapidamente e com eficiência fica com menos sequelas e tem mais chances de recuperação plena.

De forma emergencial, Barbosa alugou cinco novas ambulâncias, comprou outras três e recebeu uma cedida pelo Ministério da Saúde, mostrando que na Saúde em Santos PSDB e PT falam a mesma língua. Aprendi com meu saudoso amigo David Capistrano, ex-prefeito de Santos e que trabalhou com José Serra (PSDB) no Ministério da Saúde que a saúde da população não tem cor partidária. Foi o saudoso Capistrano que me trouxe para Santos no início dos anos 90 para atuar na saúde do Município, após me conhecer em um encontro com o ministro da Saúde de então, Alceni Guerra.

Dessas 18 novas ambulâncias do SAMU, 14 estão à disposição do atendimento de emergências. As demais são utilizadas para remoções e realizações de exames dos pacientes entre as unidades de saúde da Baixada.


Quem acompanha meus posicionamentos sabe que tenho sempre uma postura mais crítica quanto ao que vem sendo feito ao longo do tempo com a Saúde da Baixada, em especial de Santos, que anos atrás foi referência mundial. Porém, o que é realizado com eficiência merece e sempre terá meu reconhecimento.

Nenhum comentário: