Diabetes e seus tipos

Nesta primeira quinzena de setembro, em obediência a Lei Municipal 3.945 de 05/08/1975, a Cidade de Santos, onde vivo há mais de 20 anos, realiza a Semana do Diabético. Como nutrólogo e médico endocrinologista, entendo como uma boa oportunidade para divulgar o que é diabete e quais os tipos dessa doença, já que a Prefeitura Municipal de Santos e a Secretaria Municipal de Saúde parecem que não irão promover nada na data, pois ainda não divulgaram.

Quando se criam essas leis de datas e semanas é para o Poder Público aproveitar espaço na mídia e fazer ações de prevenções, mas parece que agir na prevenção de doenças não tem sido prioridade na gestão de Marcos Calvo na Secretaria Municipal de Saúde. Estão descumprindo a lei nº 3.945 de 5/8/1975, que obriga a realização desta semana. Senhores vereadores, é seu dever exigir uma explicação à Secretaria de Saúde Municipal que está desrespeitando uma lei.

Então vamos explicar o que é diabetes:

Quando comemos, os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose é absorvida pelos tecidos e transformada em energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substância produzida pelo pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo, eka se eleva no sangue e causa a diabetes ou Hiperglicemia.

Existem 3 tipos de diabetes: Tipo 1, Tipo 2 e gestacional. A diabetes Tipo 1 também pode ser conhecida como diabetes insulinodependente, diabetes infanto-juvenil e diabetes imunomediado. Neste tipo de diabetes, a produção de insulina do pâncreas é insuficiente pois sias células sofrem o que chamamos de destruição de autoimune.  Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. O diabetes tipo 1 embora ocorra em qualquer idade é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens.

Já a diabetes Tipo 2 também conhecida por diabetes insulinodependente ou diabetes do adulto corresponde a 90% dos casos dessa doença. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade embora na atualidade se vê com maior frequência em jovens , em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana.

Nela encontra-se a presença de insulina, porém sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência insulínica, uma das causas de Hiperglicemia. Permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento o que favorece a ocorrência de suas complicações no coração e no cérebro.

A Diabetes Gestacional é ocasionada pela presença de glicose elevada no sangue durante a gravidez. Geralmente, isso se normaliza após o parto. No entanto as mulheres que apresentam ou apresentaram diabetes gestacional, possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos. Por isso fique atento. Com Diabetes não se brinca.

Nenhum comentário: