Obesidade: Mais exercícios!

O Ministério da Saúde acaba de divulgar um estudo que mostra claramente que é preciso investir, e muito, na prevenção da Saúde ao invés do tratamento da mesma. Afinal, 51% da população brasileira está acima do peso. Um aumento de 8% em sete anos, já que a última vez que este estudo analisando a obesidade do brasileiro foi feito em 2006.

A obesidade atinge mais fortemente os homens. 54% da população masculina do país esta acima do peso ideal. Entre as mulheres o sobrepeso é um pouco menor: 48%.

Em São Paulo, nosso Estado, os números são superiores ao do país. 56,1% dos homens e 48,6% das mulheres estão gordos.

Metade da população brasileira está obesa. Isso resulta em mais atendimentos de Saúde, mais problemas cardíacos, mais problemas de circulação, mais problemas de hipertensão, mais problemas de diabetes, mais e mais problemas. Desse jeito, terão que importar toda a população médica mundial para acompanhar a população brasileira a médio-longo prazo. Afinal, como nutrólogo e endocrinologista, posso afirmar que a tendência é virarmos o país dos gordos, diante da forte influência norte-americana sobre nossos hábitos alimentares.


Antes de pensar em Mais Médicos, é preciso o governo criar o Programa Mais Educadores Físicos, a fim de promover incentivo a atividade física plena entre toda a população. Com isso, teríamos menos doentes e um povo mais saudável. A prevenção é um caminho mais curto e mais barato para a saúde do Brasil.         

Nenhum comentário: