UPA em Santos, mais uma lenda urbana?

Tenho acompanhado com atenção o noticiário de Saúde local e tenho me deparado com cada absurdo que me desmotivam ainda mais em acreditar em avanços nessa área na Cidade. Um desses absurdos envolve as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), um programa do Ministério da Saúde do Governo Federal. As UPAs são um modelo interessante pois elas filtram a gravidade de cada paciente e dá o encaminhamento adequado para cada questão em um espaço preparado para isso, dotado de todos os recursos.

Tenho conhecimento que desde meados de 2011 há disponíveis no ministério R$ 4, 2 milhões para reformar e construir três dessas unidades aqui na Cidade. E, já se vão dois anos e nenhuma obra a gente vê sair do papel.
A transformação do Pronto Socorro da Zona Leste, que viu sua última reforma na gestão do ex-prefeito Beto Mansur, em uma UPA foi promessa do governo Papa, é do Governo Paulo Alexandre Barbosa, mas até agora só é promessa com risco de prevaricar, já que o dinheiro está disponível para isso há muito tempo no Governo Federal. O atendimento na UPA da Zona Leste permitirá o atendimento de 450 pacientes por dia.

Vi em um programa de TV o secretário Marcos Calvo dizendo que não começou a obra para não misturar detritos e poeira com pacientes. Ora, basta seguir o modelo que fez Mansur que transferiu o hospital de local durante a reforma daquela época. O que não pode é deixar a oportunidade passar e Santos ficar sem esses recursos enquanto os “técnicos” discutem como fazer a equação obra + paciente. Essa equação não existe!

A única coisa efetiva foi a aquisição por parte do Governo Municipal de um terreno na esquina da Rua Bulcão Vianna com a Avenida Jovino de Mello, no Bom Retiro, na Zona Noroeste. Este sim um novo prédio com capacidade para 300 atendimentos/dia (projeto ao lado). O que é muito pouco para as necessidades da Saúde regional.

A terceira será no Pronto Socorro Central, que passará a se chamar UPA Central de Santos. Segundo a Secretaria de Saúde, o prédio do Pronto Socorro Central está obsoleto e precisa ser modernizado. O que qualquer pessoa sem conhecimento de obras pode constatar.


Todas essas obras são prometidas pelo governo municipal no site do PSDB para início em 2013. Espero que seja verdade para que as UPAs de Santos não virem outra lenda urbana como a ponte ligando a Cidade ao Guarujá ou o túnel ligando Santos e São Vicente.

Nenhum comentário: