Lugar de Político é no SUS

Basta o ex-presidente José Sarney ou o senador Renan Calheiros terem qualquer problema e serem atendidos no Sírio Libanês em São Paulo que sempre aparece um pra dizer que deveriam ter procurado é o atendimento do Sistema Único de Saúde. Afinal, isso mostra a revolta da população com a classe política que sempre tem condições de pagar por sua Saúde, mas não faz essa mesma Saúde atender o povo, como determina a Constituição.

Agora, a situação tende a mudar, pelo menos na pequena cidade de Carazinho, no Rio Grande do Sul. Nessa Cidade, um combativo Vereador do PT, Otto Gerhardt, presidente do Legislativo teve a coragem de apresentar um projeto de lei que é inconstitucional, mas muito moral e atende a vontade dos 59 mil moradores de Carazinho e de todo o país. O petista quer que todos os políticos do município, inclusive prefeito e vice-prefeito, a partir da próxima gestão, utilizem somente os serviços hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o parlamentar a justificativa para o projeto é motivar o zelo pelo bem estar da sociedade de Carazinho, já que muitos políticos apesar de terem o SUS à disposição não utilizam este serviço, diferente da maioria da população. Gerhardt explica que o projeto é um protesto contra o sistema atual que nem sempre funciona. Para ele, que doa o salário de R$ 5,4 mil ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e vive da atividade de pecuarista, é preciso que os políticos vivenciem na prática o SUS para saber o que a população passa.

Vejam um pecuarista, um empresário que tem condições de ter acesso aos melhores médicos de sua região apresentou esse projeto e justificou afirmando que se todo político passasse pela fila do SUS, a situação seria diferente.

Gerhardt conta apenas com seu voto para aprovar essa lei. Ele possui plano de saúde e iria abrir mão dele caso a lei fosse aprovada. Nem o prefeito Renato Süss (PDT) quer seguir a lei.


É óbvio que a lei proposta por Gerhardt é ilegal e inconstitucional. Mas é moral. O Brasil precisa de políticos e empresários como esse pecuarista do interior do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: