12 perdidos na Saúde esquecida

E o Programa Mais Médicos chega à Baixada Santista. Teremos em Bertioga, Guarujá, Praia Grande e São Vicente 20 médicos importados. Destes 8 migraram para cá de diversos locais do Brasil. Já outros 12 são estrangeiros. Serão 12 perdidos na Saúde esquecida pelos governos Estadual e Federal.

Nada contra os colegas estrangeiros. Tem até um argentino que tem filho aqui em Santos. Mas a questão é muito além da falta de médicos por aqui, que não é verdade. O fato é que essas prefeituras querem apenas ter mais médicos bancados pelo Governo Federal, não onerando os cofres e orçamentos municipais de Saúde. Então se aproveitam dessa porta aberta pelo Governo Federal para fazer Saúde com o chapéu dos outros.

Santos possui seis médicos para cada mil santistas, ou seja, 1 médico para cada 167 santistas. Segundo o estudo “Demografia Médica no Brasil”, do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil possui 388.015 médicos, o que dá cerca de 2 médicos para cada mil habitantes. A Organização Mundial de Saúde preconiza como parâmetro para atenção à saúde termos um médico para cada mil habitantes. Então por número o Brasil tem médicos suficientes. A questão é que não é apenas com médicos que fazemos Saúde.

É preciso ter hospitais, equipes multidisciplinares e condições de fazerem exames básicos como um raio-x. Além disso, é necessário que se tenham medicamentos e locais para sua dispensação. Há pontos no sertão que nem farmácia tem. Não tem médicos por todo o país pura e simplesmente pois não temos condições para a Saúde em todo o país.

O Governo Federal tira o foco do problema e manipula a opinião pública, insinuando que os médicos não querem ir para o interior. Na verdade, criem condições que não tenho dúvidas que os médicos brasileiros irão.

Quanto aos 12 colegas estrangeiros sejam bem-vindos! Não precisamos de vocês aqui, mas como esse é o país do jeitinho e nossos dirigentes são especialistas nisso, vocês chegaram. Mas expliquem uma coisa, porque vocês optaram a vir para o litoral e não para o sertão?


A resposta dessa pergunta mostra como é falho e falso o programa da presidenta Dilma Rosseff e do Ministro Alexandre Padilha. Mais hospitais e mais leitos não significa mais médicos.

Nenhum comentário: