Obrigação de acertar com a Saúde da Baixada Santista

O infectologista David Uip (foto) é o novo secretário de Saúde do Estado de São Paulo. Médico renomado, referência em sua especialização, a nomeação dele encheu de expectativa a população e a comunidade médica.

Para a Baixada Santista, a chegada de Uip só pode significar a redenção que falta na saúde regional. Afinal, desde 2010, Uip coordena a Agência Regional de Saúde (ARS) criada para congregar as ações de Saúde nos nove municípios locais, já que a Direção Regional de Saúde (DRS-4) se mostrou ineficiente para gerir essa questão.

Uip coordenou reuniões mensais com prefeitos e secretários de Saúde da Baixada e tem plena consciência das demandas reprimidas que possuímos por aqui. Durante os três anos, de fato, só conseguiu transformar o Hospital Ana Parteira em uma unidade do Emílio Ribas, dentro da sua especialidade que é a infectologia. Não quero crer que o secretário agiu em causa própria, ou em causa de sua especialidade. Acredito que foi o que ele conseguiu fazer tendo que responder a uma estrutura ineficiente e incapaz.

Diante de tanto conhecimento de nossos problemas, Uip tem obrigação de acertar com a Baixada Santista nesses dois anos que lhe restam como gestor da Saúde estadual. Afinal, correspondemos a 4% da população e da economia de São Paulo, e apenas 1% do orçamento da Saúde do Estado vem para a Região.


Vamos aguardar e torcer para que a nomeação desse conceituado médico não tenha sido apenas para apagar a má impressão da péssima gestão do secretário Guido Cerri que pouco ou nada fez pela saúde paulista, quiçá a da Baixada Santista.

Nenhum comentário: